Blog Z
Na manhã e tarde de 15 de agosto, a professora Denise Kern palestrou em Sapiranga à convite das Secretarias de Fazenda e da Educação para 900 alunos de 8º e 9º ano da rede municipal. O desafio dos estudantes é fazerem uma redação com o mesmo título do livro de Denise, "Quanto eu pago de impostos?". O encontro contou com a participação da prefeita Corinha Molling e das secretárias da Fazenda, Simone Isabel Silveira Melo e da Educação, Cláudia Kichler, além de técnicos e professores.
Um dos assuntos que mais preocupa na vida adulta é a situação financeira. Com o intuito de ensinar sobre educação financeira desde cedo, a Prefeitura de Sapiranga por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Deposto, promoveu na manhã e tarde desta quarta-feira, 15, uma palestra com o tema “Quanto eu pago de Impostos” para estudantes de 8.º e 9.º anos das escolas municipais. O encontro que tomou os espaços do Centro Municipal de Cultura Lucio Fleck, reuniu mais de 800 alunos para assistir a palestra de Denise Kern, mestre em Ensino de Ciências Exatas pela Univates/RS. Além da palestra os alunos também participam de um concurso de redação sobre o tema da palestra que premiará os vencedores com 500 reais e um jogo educativo e as escolas dos alunos vencedores um prêmio no valor de mil reais.
Para a Prefeita Corinha Molling a atividade é extremamente válida. “É muito importante oferecer conteúdos de educação fiscal aos jovens. Eles precisam saber o valor do dinheiro. Fiquei muito feliz em ver o quanto eles estavam atentos à palestra. A Denise tem muito jeito com jovens”.
A primeira frase da palestra “Se comprares aquilo que não precisas, não tardarás a vender o que é necessário”, já mostrava aos alunos o quão importante é saber no que empregar o dinheiro, como explicou Denise. “Vocês precisam aprender a poupar o dinheiro. Em vez de gastar com algo não necessário como os refrigerantes comprados na escola, guardem o dinheiro, pois quando precisarem dele, não precisarão pedir emprestado aos pais”, ressaltou. Durante a palestra os alunos também viram o quanto de imposto é cobrado sobre os produtos e como é importante pedir a Nota Fiscal. “Quando não pedimos a nota fiscal o imposto não vai para o Governo, que não distribui para a Prefeitura, que por sua vez não poderá fazer diversas obras planejadas. Todos precisam fazer a sua parte. Não adianta reclamarmos que nossa rua não tem pavimentação se não fizermos a nossa parte pedindo a Nota Fiscal”, destacou.
CONCURSO
Em conjunto com a palestra os alunos participam de um concurso de redação sobre o tema “Quanto eu pago de Impostos” relacionando-o com ao menos um assunto da realidade brasileira. Para participar do concurso, o aluno deve estar matriculado e com frequência regular na escola. A avaliação das redações, assim como a escolha das produções textuais vencedoras, será feita pela Comissão Titular de Educação Fiscal, secretária municipal de Fazenda e por um professor de Língua Portuguesa, definido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Após as avaliações, serão escolhidas duas redações com maior pontuação. Os vencedores serão contemplados, individualmente, com os prêmios de 500 reais e um jogo educativo. Já as escolas dos alunos vencedoras, cada uma, receberá um prêmio no valor de um mil reais. O regulamento do concurso com os requisitos obrigatórios da redação, formulário de inscrição e permissão de uso da imagem, entre outros, está disponível no site da Prefeitura.