Blog Z


Dia do Patrimônio: Siehu

17 de agosto é o Dia do Patrimônio Cultural.

Em 2019, o Estado avançou ainda mais chamando de Dia Estadual do Patrimônio Cultural, com diferentes ações. 

Aqui na região, também há inúmeros motivos para comemorar.

“Um olhar colorido sobre Ivoti: a arte de Maurício Weber e o nosso patrimônio” é o livro infantojuvenil da SIEHU que valoriza o Patrimônio Histórico de Ivoti através das pinturas do artista Maurício Weber. Destacam-se as casas do Núcleo de Casas Enxaimel, a Ponte do Imperador, as casas históricas na proximidade. 

A SIEHU busca sensibilizar a comunidade local para conhecer e preservar seu patrimônio, bem como valorizar a herança cultural de cada família. 

Comecemos já a cuidar do legado que recebemos, saber de nossas raízes, fortificar identidades e sentidos de pertencimento. Entre em contato com a SIEHU para adquirir seus livros pelo whats 51-9712-8268, com Andrea ou 51-9718-5173, com Hugo. Senão, pelo loja zmultieditora.com.br.

E viva o Dia do Patrimônio!

SAIBA MAIS: Texto: Ariel Lopes/Ascom Sedac

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Em abril de 2019, o governo do Estado decretou 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, e a sua celebração ocorre no terceiro final de semana de agosto. Em âmbito nacional, o Dia do Patrimônio Cultural também é comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que dirigiu por 30 anos. Nesta data, a Sedac propõe aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais que desenvolvam atividades tais como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas e ações de educação patrimonial, entre outras.

No primeiro ano de celebração, 60 municípios do Rio Grande do Sul contaram com diversas atividades. Em 2020, em função da pandemia, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural precisou se reinventar. Assim, as ações duraram todo o mês de agosto, em formato on-line, em 50 municípios. A temática do ano foi Narrativas abrangentes: memórias e identidades, tratando do patrimônio imaterial, escolhido a partir da regulamentação do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito estadual, em 2019, e estabeleceu uma base legal para trabalhar com o assunto, descrevendo todos os procedimentos necessários para que se realizem os processos de análise por parte da Sedac e do Iphae. As atividades debateram sobre os diferentes aspectos da cultura gaúcha, tais como as criações artísticas e científicas, os saberes tradicionais, as celebrações e os lugares.


Comente

Rua Marcílio Dias, 15 - Bairro Lyra - Estância Velha - RS