Blog Z
O começo de um novo ano letivo desperta, naqueles
professores e alunos mais entusiasmados, uma expectativa e uma disposição para
vivenciar experiências enriquecedoras
compartilhando mais conhecimento.O tempo é propício para fazer novas resoluções,
assim, o ingresso em um curso de idiomas pode ser o início ou o reinício de uma
etapa de muito aprendizado, sobretudo a ampliação de conhecimentos
socioculturais. Ao estudar um segundo idioma fazemos parte de um projeto que
exige foco, dedicação e comprometimento. Demanda disponibilidade de tempo para
assistir às aulas e realizar tarefas fora da sala de aula. Significa a
exposição ao novo, a compreensão de estruturas gramaticais, a aquisição de
vocábulos e expressões típicas, a percepção e a pronúncia de sons inexistentes
na nossa língua e, como recompensa, o pensar naquele idioma, afinal, este já é
um resultado muito positivo, pois significa estar próximo da fluência.
Finalmente, requer, a prática da empatia e a vontade de ver o mundo a partir de
uma variedade de perspectivas. Hoje, os professores de idiomas e seus alunos têm
o privilégio de poder fazer bom uso de diversos recursos existentes. É papel do
professor apropriar-se destes recursos, introduzindo questões e elementos que
provoquem reflexão acerca dos conteúdos que agregam no processo de
aprendizagem. Ademais, um bom planejamento com o uso adequado das ferramentas
disponíveis, tais como, softwares, mídias digitais, seriados, filmes, jogos
etc, propicia um maior engajamento e uma interação mais rica entre todos os
envolvidos no processo de aprendizado. Pensemos nas vantagens e nos benefícios que um
estudante de idiomas poderá ter ao mergulhar em tal projeto:
• Crianças: será uma boa oportunidade para desenvolver a
inteligência cognitiva, usar a criatividade e imaginação, e interagir com mais um grupo de crianças.
Aprenderão a comunicar-se sem vícios de linguagem e terão uma pronúncia mais
próxima de um nativo. Levando em conta o interesse que elas demonstram, o aprendizado
poderá ser ainda mais fácil, rápido e divertido.
• Adolescentes: têm capacidade intelectual
e disponibilidade de tempo para estudar na escola e aprender um segundo idioma
concomitantemente. Podem fazer uso dos diversos recursos externos e de grande
estímulo existentes para a sua idade, como os jogos eletrônicos, seriados,
músicas, filmes, videos etc. Participar de programas de intercâmbio pode
proporcionar uma experiência única, que os deixarão melhor preparados para
inserir-se no mercado de trabalho.
• Adultos: o foco será maior
porque estarão buscando uma realização pessoal ou atendendo à uma exigência
profissional, por sua própria conta, ou por imposição da empresa onde atuam. A
recompensa pode ser bastante significativa, visto que, em alguns casos, a
possibilidade de ascensão dentro da empresa é real. Por vezes, uma colocação em
empresa no exterior é uma oportunidade imperdível e também real, visto que as
empresas carecem de profissionais aptos a comunicar-se em outro idioma, a
exemplo, empresas do ramo coureiro-calçadista e da tecnologia da informação.
Ingried Maria Weber
Especialista em Estudos Avançados em Inglês e Formação Pedagógica para Docentes e diretora da Cliff Idiomas