Sobre Sergio Luis Dill e Thomas Besse

SERGIO LUIS DILL é natural de Chapada/RS (1966), há 12 anos mora em Porto Alegre/RS. Tem graduação em Ciências Contábeis e Informática – Análise de Sistemas pela UNIJUÍ e mestrado em Ciência da Computação pela UFSC. Foi professor na UNIJUÍ de 2002 a 2010 e na UNIPAMPA de 2010 a 2011. Desde 2011 é servidor público estadual atuando na função de Administrador de Banco de Dados no Tribunal de Justiça do RS. Pesquisa a genealogia Dill desde o início da década de 2010, tendo visitado a cidade de São José do Hortêncio diversas vezes para conhecer a terra onde viveram os Dill nos primeiros anos aqui no Brasil. Em 2023, viajou para a Alemanha para conhecer a cidade de Thalexweiler, a terra dos ancestrais Dill. THOMAS BESSE nasceu em Lebach-Dörsdorf em 1958 e mora em Riegelsberg, na Alemanha. Tem graduação em Administração e trabalhou durante 45 anos como funcionário no Ministério do Interior, Construção e Esporte do Sarre. Além disso, foi co-responsável pela organização das eleições europeias e locais no Sarre na gestão eleitoral estadual. Ele está aposentado desde o final de 2023. A sua investigação diz respeito à genealogia e à história regional (crônicas familiares, incluindo emigração para a América, renovações de placas de cidades, fronteiriços, altares barrocos, etc.). Desde 2016 é o presidente da Associação Thalexweiler para a História Local e desde 2022, o segundo presidente da Associação Köllertal para História local.

  • genealogiadill@gmail.com

LIVROS

Genealogia Dill: uma Família e a sua História

Genealogia Dill: uma Família e a sua História

Esta obra contempla a genealogia das famílias de sobrenome Dill, incluindo sua origem, a emigração e a formação dos diversos ramos Dill e suas variações: os ancestrais da Família Dill; a história de Johann Dill em Thalexweiler, na Alemanha; a chegada do casal Nicolau Dill e Elisabeth Wagner em São José do Hortêncio, no Rio Grande do Sul, a partir de 1829; e os registros do segundo ramo, Guilherme Dill e seu estabelecimento em Panambi/RS. É também mais um subsídio sobre a história da colonização alemã no Brasil. O prefácio é de Paulo Franzen. Contém a Árvore Genealógica de Franz Peter Dill e Maria Wahl, Nicolau Dill e Elisabeth Wagner e Guilherme Dill e Emilia Sant´Anna.

  • Autor: Sergio Luis Dill e Thomas Besse

  • Editora: Z Multi

  • Apresentação: 352 páginas, 17 x 25 cm, com figuras, índice onomástico (2024) - Solicite seu livro pelo whats 51-99961-4410


Rua Marcílio Dias, 15 - Bairro Lyra - Estância Velha - RS