Nasci em Santa Cruz do Sul, na localidade de “Holzpick”, hoje Travessa Dona Leopoldina. Lá fui alfabetizado até o quarto ano primário. Depois ingressei no Seminário dos padres jesuítas em Salvador do Sul, onde fiz o quinto ano primário, o curso ginasial e o científico. Formei-me em Economia em 1972 na PUC/RS. Mais tarde, fiz o Curso de Pós-Graduação em Comércio Exterior na FGV/RS. Minha atividade profissional iniciou na Companhia de Cigarros Souza Cruz em Santa Cruz do Sul. Em 1967, me mudei para Porto Alegre, onde trabalhei na CRT – Companhia Riograndense de Telecomunicações. Em 1975 fui admitido pelo BADESUL – Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1979 fui cedido pelo BADESUL à EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, em Brasília. Em Brasília, na EBTU, participei na implantação de projetos de investimentos importantes para o país, com relação ao transporte urbano. Em 1989, de volta ao BADESUL, fui destacado para atuar junto a um projeto do Governo do Estado contratado com recursos do Banco Mundial – o projeto PIMES. A escolha foi consequência da experiência de ter operado, na EBTU, em vários projetos com recursos oriundos deste banco. Para bem desempenhar a função, participei de treinamento realizado no Banco Mundial, em Washington.
Em 1999 fui cedido novamente, agora para o Governo do Estado, para exercer a função de cargo de confiança como Diretor da Secretaria de Planejamento do Estado.
Em 2001 fui nomeado Secretário Municipal de Captação de Recursos do município de Porto Alegre. Foi uma experiência valiosa. A centralização da atividade de captação de recursos de uma prefeitura, num único órgão e especializado, a Secretaria de Captação de Recursos, foi uma inovação na gestão pública. Também foi um exercício permanente da necessidade de muita articulação com todos os órgãos da administração municipal.
Em 2003 retornei ao BADESUL para retomar minha atividade como economista na análise de projetos. Na sequência, fui nomeado para exercer o cargo de confiança para gerenciar a área de crédito rural.
Em 2012 fui nomeado Diretor Financeiro do BADESUL, função que exerci por dois anos e, em seguida, aposentei-me.
Fui privilegiado ao longo de minha carreira por ter conseguido atuar nos três níveis de gestão pública: federal, estadual e municipal. Consegui perceber as fragilidades presentes em cada um desses níveis. No meu entender, a principal meta para a melhoria da gestão pública do país é uma reforma administrativa nos três níveis que solidifique uma estrutura permanente e um quadro de pessoal fixo, eliminando os quadros temporários de cargos de confiança.
ALGUNS PROJETOS:
• Projeto de implantação dos corredores de ônibus para as regiões metropolitanas de Belém, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre com recursos do Banco Mundial.
• Implantação do Trem Metropolitano de Recife – METROREC financiado com recursos de bancos privados alemães e ingleses e com a participação do fornecimento de equipamentos por empresas alemãs e inglesas. Na parte nacional, a construção da obra civil foi realizada pela Construtora Norberto Odebrecht. A montagem dos trens, cujos principais componentes foram importados da Alemanha e da Inglaterra, foi realizada pela Companhia Industrial Santa Matilde do Rio de Janeiro. Houve ainda o fornecimento de equipamentos nacionais feitos pelas Indústrias Vilares e STL.
• Implantação do Trem Metropolitano de Belo Horizonte – METROBEL, também financiado, em parte, com recursos de bancos privados franceses, além de recursos do Tesouro Nacional. Grande parte dos equipamentos para montagem dos trens foram importados de empresas francesas, além da complementação de fornecimento de equipamentos secundários adquiridos junto à indústria nacional. Os trens foram montados pela empresa Cobrasma de São Paulo.
• Implantação do Trem Metropolitano de Porto Alegre – TRENSURB, financiado com recursos do Banco Mundial e com recursos do Tesouro Nacional. Os trens foram importados do Japão. A obra civil de construção da via e das estações de transbordo foi realizada por empresas locais, com recursos do Tesouro Nacional.
• Programa de Renovação da Frota de Ônibus dos transportes urbanos do país, com recursos da EBTU, empréstimos incentivados com redução de custos e condicionados a adimplência. Os recursos foram direcionados para serem geridos pelos Bancos de Desenvolvimento Estaduais.
• Programa de financiamento direcionado para cidades de porte médio do país para melhoria da infraestrutura viária do transporte coletivo dessas cidades. Projeto financiado integralmente com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES FEITAS NESTE CURTO PERÍODO NO COMANDO DA SECRETARIA FORAM:
• A concretização da captação de recursos para o projeto Entrada da Cidade contratados junto ao FONPLATA, Banco de Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata, com sede em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
• Participação na negociação para contratação de operação de crédito junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento e BNDES do projeto socioambiental para a realização de investimentos na coleta e tratamento de esgoto da cidade. O objetivo do projeto: elevar o nível de coleta e tratamento dos resíduos (esgoto) no nível de 25%, na época, para 80% ao final do projeto. O projeto foi implantado.