LIVROS

O leitor conhecerá aspectos que justificam as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Sul do Brasil. A obra é traduzida para o inglês por Malcon Naor Voltz, ampliando a importância deste registro organizado pelo presidente da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (Feccab) e que irá contribuir para o entendimento do contexto do Brasil e do país alemão e dos acontecimentos que se sucederam no período da imigração. Estudantes, educadores, empreendedores, agentes da cultura, líderes comunitários e cidadãos interessados em conhecer aspectos da história local e regional encontrarão textos que apresentam protagonistas, lugares e grupos que deram significado para o período. Ainda, o autor compartilha mais de 100 fotos do acervo pessoal do autor. Com prefácio do doutor em Filosofia pela UFRGS e presidente da Comissão Executiva da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Koerig Gessinger.

História das Irmãs de Santa Catarina: VM História da Província Sul-Brasileira: Tomo II
Com organização de Felipe Kuhn Braun e irmã Armela Rhoden, o Tomo 2 apresenta uma linha histórica da Província Santa Catarina Sul-Brasileira. Apresenta dados gerais e aspectos significativos constantes dos relatos e das crônicas anuais das comunidades que constituem esta parcela da Congregação. O livro descreve a missão e o desenvolvimento destas comunidades fundadas entre 1914 e 1961. Há também uma síntese de Caminhada da Sede Provincial desde 1899 a 2000.

História de São Sebastião do Caí: o antigo Porto dos Guimarães
A obra escrita por Felipe Kuhn Bran e Sandro Blume registra a história do município que se emancipou de São Leopoldo e que se tornou a cidade-mãe de Portão, Capela de Santana, São José do Hortêncio, Caxias do Sul, Feliz, Bom Princípio e Nova Petrópolis. Braun e Blume publicam sobre o importante porto da cidade, onde muitos imigrantes italianos desembarcavam para subir a Serra. Caí era um entreposto comercial entre a capital do Estado, Porto Alegre e a Serra Gaúcha. Eles também destacam a urbanização da cidade, impulsionada pela demanda gerada através da navegação fluvial do porto, que funcionava como ligação entre a rota terrestre que subia as encostas da serra em direção às colônias teuto-italianas e a rota fluvial que partia dos portos de São Sebastião do Caí e descia em direção aos cais de Porto Alegre.

Histórias de São Leopoldo: dos povos originários às emancipações
Esta é uma nova contribuição para a história de São Leopoldo, berço da imigração alemã no Brasil, terra de indígenas, portugueses, africanos, alemães e italianos. Esta diversidade étnica e cultural foi registrada nesta obra que poderá servir como fonte para quem quer estudar ou conhecer mais sobre São Leopoldo e as cidades vinculada à São Leopoldo antes de suas emancipações. Esta é a quarta obra do Projeto Unsere Familien, da Vale TV. O apoio cultural é da Sicredi Pioneira e Vila Rica Imóveis. Prefácio de Rodrigo Steffens.