Sobre Pronila Krug

Rainha do Kerb, professora, diretora de escola, membro do Consepro e da Casa da Amizade do Rotary Club, além de colaboradora de jornais. Pronila Krug nasceu em 6 de setembro de 1946, em Picada 48 Baixa, hoje Lindolfo Collor. Morando em Ivoti/RS, casou com Arnildo Krug, com quem teve três filhos. Sempre atuou na sociedade, prestando serviços comunitários. Sócia da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ivoti, membro do Conselho Municipal de Saúde, integrante da Sociedade Ivotiense de Estudos Humanitários (Siehu), fundadora e colaboradora da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Por vários anos, escreveu artigos no dialeto Hunsrik para os jornais O Diário da Encosta da Serra e RS, de Novo Hamburgo. Trabalhou por 32 anos na Prefeitura de Ivoti, atuando como professora nas escolas municipais Osvaldo Cruz (14 Colônias), Monteiro Lobato (Picada 48 Baixa) e Castelo Branco (Colônia Japonesa). Por 17 anos, atuou como diretora e vice-diretora da EMEI Bem Querer, e como diretora e supervisora das escolas municipais de Educação Infantil Pedacinho do Céu, Pintando o Sete, Ursinho Carinhoso e Pequeno Polegar. Cursou o primário na Escola da Comunidade de 48 Baixa, de 1952 a 1958, passando a estudar na Escola Estadual Prof. Mathias Schütz, em Ivoti, cursando o normal regional. Em 1979 passou a estudar na Escola Normal Santa Catarina, de Novo Hamburgo, cursando o magistério. Para o segmento da Cultura, escreveu seu primeiro livro com 72 anos, o Crônicas da Pronila, um livro com 48 textos escritos em português e no Hunsrik. Mais tarde, em 2021, lançava o volume 2, com mais 48 crônicas. No mesmo ano, também inaugurou a Série Ivoti 70+ de Belmiro Meine, sendo o volume 1: "Memórias vivas: Pronila Krug". Em 2022, foi convidada para ser patrona do 4º Festival Literário e 13ª Feira do Livro Escolar de Salvador do Sul. Em 2023, lançou o livro "De cabelos brancos, pronta para tudo", um relato sobre a descoberta do câncer, diagnosticada após os 70 anos de idade. Também escreveu no livro "Bom Jardim: Ivoti palco da história", da Siehu, e escrevia crônicas para o Jornal RS, de Novo Hamburgo. Faleceu aos 77 anos em 14 de fevereiro de 2024 por conta desta doença, deixando um legado para a Cultura e outros diferentes segmentos.

  • pronila@yahoo.com.br

LIVROS

Crônicas da Pronila

Crônicas da Pronila

A professora aposentada Pronila Krug apresenta 48 crônicas escritas no dialeto Hunsrik, com a tradução para o português. Nas 116 páginas, são ilustradas situações do cotidiano em Ivoti/RS, mas também aspectos da cultura germânica, além de críticas à fatos pontuais ou reflexões sobre costumes vividos desde sua infância com os tempos atuais. A obra conta com prefácio da cidadã honorária de Ivoti, Erica Lecke, comentários do jornalista Moacir Fritzen, da professora de alemão Fernanda Von Muhlen e da filha Sandra Kohl, que viu sua mãe redigindo os textos para os jornais "O Diário da Encosta da Serra" e atualmente para o "RS" há quase 10 anos. A obra foi viabilizada graças ao patrocínio cultural da Casa da Amizade, Plátano Imóveis, Super Rissul e Sicredi Pioneira.

  • Autor: Pronila Krug

  • Editora: Z Multi Editora

  • Apresentação: 116 páginas, 15x21 cm


Crônicas da Pronila - Chroniken Pronila - Volume 2

Crônicas da Pronila - Chroniken Pronila - Volume 2

Humor, informação e reflexão em dose dupla: no português e no dialeto alemão Hunsrik. Pronila Krug já foi Rainha do Kerb, festividade realizada em Ivoti/RS a qual a alegria e a marca registrada, assim como a valorização de costumes típicos de uma região marcada pela imigração alemã. O respeito e a vontade de eternizar o dialeto alemão fez com que essa cidadã ligada à Educação e ao Serviço Social escrevesse crônicas. A diferença é que Pronila escreve esta crônica no Hunsrik e traduz para o português. Neste livro, você irá acompanhar a rotina desta típica cidade, os costumes das famílias desde o início do século XX até os tempos atuais, onde a pandemia da Covid-19 alterou o cotidiano de todos. Para você que é um incentivador, um apreciador e um curioso, aqui está uma peça importante para o seu acervo. Com prefácio do pesquisador, escritor e vereador de Novo Hamburgo, Felipe Kuhn Braun e comentários da professora de alemão Fernanda Von Mühlen e do cidadão honorário de Ivoti e comissário de polícia aposentado Vasco Magno Ribeiro.

  • Autor: Pronila Krug

  • Editora: Z Multi

  • Apresentação: 116 páginas


De cabelos brancos, pronta para tudo

De cabelos brancos, pronta para tudo

Um relato de vida sincero sobre a descoberta de uma doença diagnosticada após os 70 anos de idade. Pronila, de Ivoti, escreve, de maneira simples e direta, as sensações das diferentes etapas vividas na companhia de familiares e amigos. Com depoimentos da neta Larissa Kohl, das enfermeiras Estela Bernardino Schneider e Luísa Dias Kirsch, da oncologista Daniela Lessa, da voluntária da LFCC, Maria Zenita Souza Schneider, além de Roseli Ruff Anschau, Carina Danieli Schons e Fabiane de Lima Ely, a obra comprova de que a vida surpreende e te desafia: a forma que você encara isso fará toda a diferença. Peça pelo whats 51-99961-4410.

  • Autor: Pronila Krug

  • Editora: Z Multi Editora

  • Apresentação: 15x21cm, 48p, relato de vida, câncer, biografia, Ivoti (2023)


Rua Marcílio Dias, 15 - Bairro Lyra - Estância Velha - RS