Blog Z

Nestor Trein e "Estância Velha que te quero ler: antologias"
O projeto "Estância Velha que te quero ler: antologias" foi apresentado durante o bate-papo do cronista Nestor Trein, na Cresol, na noite de 18 de março.
O diretor da Z Multi Editora, Cleber Zanovello Dariva, explicou a oportunidade de promover a literatura local através de uma obra que reúne a produção de textos de até 60 moradores nos gêneros poesia, crônica e conto. Com tema livre, a entrega dos textos encerra no dia 22 de abril.
A história da chaminé e a Metalúrgica Weber, além de uma reflexão sobre a importância da escrita e da leitura estiveram no centro da conversa do cronista. Nestor falou de sua rotina e de sua produção, além de destacar que o maior desafio é começar a escrever.
Autoridades do Município e da Literatura estiveram prestigiando a ação realizada pela Z Multi Editora, Município de Estância Velha/Departamento de Cultura e Ministério da Cultura/Governo Federal União e Reconstrução. O gerente da Cresol, Yur Meirelles colocou o espaço à disposição da comunidade e a representante do Departamento de Cultura, Marlete Feltes destacou a importância das iniciativas que fortalecem a cultura da cidade. O presidente da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos, Jorge Remi Hansen, autor da cidade, enalteceu o número de autores da cidade. Já o vereador Carlos Bonne afirmou que o projeto oportunizará reconhecer os talentos num único livro.
A noite contou ainda com o sorteio do livro "O pai do Voltér", e a produção de escrita criativa, além de depoimentos e reflexões.